sexta-feira, 25 de julho de 2008

Maleta da Leitura














Pessoal, quero compartilhar com vocês o projetinho "Maleta da Leitura" que vou começar a desenvolver com minha turma. Segue abaixo um resumo do trabalho que irei desenvolver. As fotos representam a decoração que fiz na maletinha e no caderno de registros.

Projeto de Leitura (Maleta da Leitura)

“O livro é aquele brinquedo,
 por incrível que pareça,
 que, entre um mistério e um segredo,
 põe idéias na cabeça."

(Maria Dinorah)

Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, o projeto “Maleta da Leitura” tem como objetivos incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade dos estudantes. Além de estimular a criatividade e criar o hábito e o gosto pela boa leitura, o projeto visa também desenvolver a linguagem oral e escrita dos estudantes, de modo a ampliar o vocabulário, o repertório lingüístico, incentivar a reflexão e o posicionamento crítico perante uma leitura, objetivando culminar na sistematização e no prazer do ato de ler diferentes tipos de texto.
Denominado “Maleta da Leitura”, o projeto constitui-se basicamente no incentivo da leitura, escrita e criatividade dos estudantes, por meio da utilização de uma maleta, juntamente com um livro de literatura e um caderno de registros. A cada semana, o próprio estudante escolhe o livro a ser lido e uma apreciação dessa leitura deverá ser feita no caderno de registros. Além disso, o estudante deverá preparar de forma criativa, uma apresentação desse livro para socializar suas aprendizagens com a turma. Essas apresentações ocorrerão toda segunda-feira e o estudante terá uma semana para ler e preparar a apresentação do livro para os colegas de sala.

9 comentários:

Ivanise Meyer disse...

Oi, Marcilia!
Também fiz uma maleta de leitura! Que legal, né?! A minha se chama "Ciranda de Leitura", usei adesivos para enfeitar. Depois tiro as fotos.
Começarei o projeto em agosto p/ dar um "brilho" ao 2.º semestre. É sempre bom trazer novidades durante o ano para suavizar os dias...
Parabéns, tua maleta ficou linda, como tudo que colocas tuas mãos!!!
Beijinhos,
Ivanise :)

Blog da Juju disse...

Olá Marcília!! Sua maleta ficou linda D+!! Estou realizando um projeto de leitura parecido com o seu, o meu se chama " Maleta Viajante", me inspirei na idéia de uma amiga blogueira!!rsrsrs
Como minha turminha é o Jardim II, as atividades de registro são através de desenhos, pinturas e recorte e colagem. O resultado tem sido muito bom! Até os pais dos alunos pediram na nossa reunião, para no segundo semestre, eu incluir alguns textos relacionados à educação dos pequeninos assim, eles também poderão participar do projeto! Agora só não sei como chamar o novo projeto com os pais!!
BEIJOS CARINHOSOS!! juju
Ah.. Quando retornar às aulas vou fotografar minha malinha!!

Andrea Savoia disse...

Parabéns! Seu blog é muito bem feito e rico em idéias!!!! Vou aplicar algumas!
Bjs

Gil e Elcio disse...

Olá Marcília!
Gostei muito do seu projeto "Maleta da Leitura", gostaria que vc me enviasse alguns modelos de projetos de leitura para crianças do ensino fundamental de 1º ao 5º, sou pedagoga e trabalho no meio rural, gostaria também de receber alguns modelos de atiivdades para trabalhar na escola com esses alunos. Parabens pelo trabalho, esta muito lindo!

monica disse...

MUITO BOM SEU TRABALHO, HÁ TEMPO VENHO PROCURANDO ALGO ASSIM NA NET E NÃO TENHO ENCONTRADO. MINHA TURMA DE 3º ANO ESTA PRECISANDO MUITO DISTO, VOU REALIZAR EM MINHA SALA. BJS

euclides disse...

ótima a idéia da maleta da leitura,sou professora de sala de leitura e estou fazendo com os alunos da escola esse projeto e está uma verdadeira revolução,todo mundo quer participar,Você tem idéias para alunos do EJA? eles gostam muito de ler,pena que alguns ainda não consigam, se tiver alguma coisa me mande.
Um cheiro e que Deus te abançoe!!

Veraildes disse...

Oi, me chamo Veraildes, sou de um lugar bem distante de vcs, a Chapada Diamantina, conhecem? Eu amei esse projeto, também desenvolvi um trabalho bem semelhante, saíamos com uma mala de viagem cheia de livros (Mala literária) líamos na comunidade para as pessoas que sempre tiveram vontade de estudar e por algum motivo não puderam, especialmente os idosos, é maravilhoso, tem pessoas que se emocionam e contam suas histórias de vida.
Bjoxxxxx

FRANCY disse...

OI, MARCILIA. NÓS DA ESCOLA IVANIRA EM PARNAMIRIM(RN) ESTAMOS TAMBÉM TRABALHANDO A MALA DE LEITURA E IREMOS FAZER UMA APRESENTAÇÃO PARA OS PAIS ATRAVÉS DE SLIDES FEITOS PELOS ALUNOS . AMEI A FORMA COMO VOCÊ CRIOU A SUA MALA.ABRAÇOS...

INTERAGIR, APRENDER E CONSTRUIR O CONHECIMENTO!! disse...

Olá Marcília, sou a Profª Magnólia, trabalho com alunos de 2º e 3º ano Ensino Médio, e tenho percebido uma falta enorme pelo gosto de ler, busquei aqui na net algumas ideias sobre um projeto de leitura e encontrei seu blog, muito legal essa ideia da maleta, peço permissão para reelaborá-la e tentar motivar meus alunos para desenvolver o projeto, se tiver outras, aceito com a maior gratidão.
Tenha uma semana abençoada..